Se fôssemos definir o gear de Angus Young ao longo dos anos, não estaria errado resumir em um Marshall e uma Gibson SG, porém, um detalhe foi deixado de lado por muito tempo. 

Angus com sua SG plugada em um Marshall

SVDS

Lançado em 1975 por Ken Schaffer, o Schaffer-Vega Diversity System (SVDS) era um sistema sem fio para guitarra que também atuava como compressor/expansor (“companding”) que aumentava o sinal em mais de 30 dBs

Sistema SVDS

No ano de 1977, no Palladium, Nova York, Ken foi ao evento apresentar o sistema para Angus. Porém, por conta da agenda corrida, quem acabou testando primeiro foi Malcolm que, além de aprovar, indicou para o seu irmão. Disse-lhe que era uma espécie de boost.

A data de estreia do SVDS nos discos do AC/DC diverge como boa parte das histórias sobre gear de bandas antigas. Uns dizem que foi no álbum Powerage de 1978, junto a uma Gibson SG de 71 plugada em um Marshall 1959 Super Lead de 100w. Outros falam que foi no Back in Black de 1980 junto com vários Marshalls como o Plexi Super Lead de 100w, diversos Marshalls de 50w para solos, além do 2203 JMP 100w Master Volume.

Angus Young e Ken Schaffer em Nova York

Apesar dos conflitos das datas, a presença do sistema de Schaffer no som de Angus é incontestável. 

O transmissor foi fabricado até o ano de 1982, com o surgimento de leis federais para a regulamentação de sistemas sem fio e a própria natureza irrequieta do seu criador(que mudou o foco para comunicações de satélites), foram vendidas cerca de mil unidades.

Transmissor do sistema

O Reaparecimento

Indo para Roma, na Itália, Filippo Olivieri pesquisava os timbres do Back in Black  por três décadas e acabou encontrando a pista que faltava em uma antiga revista Guitar Player de 1984. Nela, Young disse que o único processador de sinal que usava era o Schaffer. Ele entrou em contato com o criador dos SVDS por email e, após muitas mensagens, Ken se sentiu inspirado a dar a Olivieri suas duas últimas unidades em funcionamento.

Réplica do sistema Schaffer

Olivieri, por sua vez, achou que mais pessoas poderiam desejar esse sistema e a ideia de uma réplica de áudio do sistema nasceu. Com o aval de Schaffer, Filippo contratou uma equipe de especialistas em eletrônica para fazer engenharia reversa nos SVDS para recriá-los na forma de um dispositivo com fio.

A cereja do bolo

Schaffer acabou levando Filippo ao encontro de seu velho amigo Angus Young no Warehouse Studio, em Vancouver, no início das sessões do último disco Rock or Bust do AC / DC . Olivieri apresentou a Young a réplica Schaffer GT # 001, a primeira unidade produzida. O guitarrista ficou tão impressionado que acabou usando todo na gravação de Rock or Bust .

Encontro de Fillippo, Angus e Schaffer
Reconhecem essa pose?

Curiosidades:

– a banda Kiss foi uma das primeiras bandas a usar o sistema, mas por questões de segurança. O guitarrista Ace Frehley quase morreu ao tomar um choque com a sua guitarra por um problema de aterramento no palco usando os cabos tradicionais.

– David Gilmour utilizou nos shows de 1980-1981 do The Wall.

– os Rolling Stones também fizeram uso do SVDS.

– após o lançamento da nova versão, artistas  como Phil X (Bon Jovi), Steve Stevens, Gilby Clarke (Guns N ‘Roses) entre outros, passaram a usar o The Schaffer Replica. 

– o The Schaffer Replica pode ser comprado no https://solodallas-shop.com/

Fontes:
https://www.guitarworld.com/gear/the-secrets-behind-angus-youngs-guitar-tone-on-acdcs-hells-bells

https://solodallas.com/the-schaffer-replica-history

Revista Guitar Player – A evolução do Metal contada em Riffs – novembro de 2016

Revista Guitar Player – AC/DC – agosto/2015

Leave a Reply