Por Daniel Lunardi
A série Diavlo da Randall é uma série especial, pois ela olhou para todo o mercado de amplificadores higain, diferentes níveis de guitarristas e todos os bolsos. Pouquíssimas empresas tiveram essa preocupação.

Essa série não foi vendida no Brasil pela importadora da época, segundo informações, por conta da provável má aceitação do público gospel.

A empresa fez uma gama completa de produtos. Desde o RD1, amplificador valvulado higain de 1w de potência, o RD5 de 5w, o RD20 de 20w, o RD45 de 45w e o RD100 de 100w. Passando pelos combos com nomenclatura semelhante, com exceção do RD40 que é um combo de 40w valvulado com um falante de 12 polegadas e o RD45 que tem a mesma potência do RD40, mas com dois falantes de 12 polegadas.
Sem falar nos gabinetes com diversas configurações como 1×12, 2×12, 4×12 reta, 4×12 angulada, com a possibilidade de usar os falantes da própria Randall ou os Celestions V30.

O RD1 é um amplificador bem simples. Possui o controle de ganho, uma chave (tictac) que atua na equalização do amp, o tone e o volume.

São duas válvulas 12ax7 na pré-amplificação e uma 12au7 no Power. Possui loop de efeitos, saída emulada e saída para caixa.
Ele é uma excelente ferramenta para praticar em casa e também para gravações! Em ensaios e shows obviamente que falta volume, mas ele entrega uma boa qualidade pelo preço, porte e tipo de produto. Por isso mesmo que eu tenho o pequeno “debônio”!